sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A Diferença.

Mesmo o blog tendo como finalidade noticiar acontecimentos, espero que também sirva como instrumento de luz, fortalecimento entre nossas relações com os outros e o mundo, reafirmação de nossas crenças, sejam elas quais forem.
Tenho um livro tão maravilhoso que já li, no mínimo, 12 vezes e, em todas elas me emociono como se fosse a minha primeira leitura.
Meu livro já passou por muitas mãos diferentes e eu faço uma divulgação imensa sobre ele! Empresto a quem tiver interesse e aviso: ele é tão confortante que cada um vai querer comprar o seu.
O nome da obra é: "50 Histórias Para Aquecer o Coração", editores: Jack Canfield, Mark Victor Hansen, Heather McNamara, Ed. Sextante.
São coletâneas de pequenas histórias que tocam profundamente.
Hoje, vou postar uma encantadora, como todas as outras.
Espero que gostem.


O Presente de Aniversário

"Eu tive um sonho de que meus quatro filhos um dia irão viver em uma nação onde não serão julgados pela cor de sua pele, mas sim pelo conteúdo de seu caráter..." (Martin Luther King Jr.)

Uma semana depois do meu filho entrar para a primeira série, ele voltou para casa com a notícia de que Roger, o único menino negro na sala, era seu companheiro de playground. Engoli em seco e disse:

-Que bom! Quanto tempo até que alguém mais também vire seu amigo?
-Ah, eu não vou deixar de ser amigo dele - respondeu Bill. Na outra semana, recebi a notícia de que Bill perguntara se Roger podia ser seu companheiro de carteira.

A não ser que você fosse nascido e criado no interior do sul dos Estados Unidos, como eu fora, não vai entender o que isso significa. Marquei uma reunião com a professora.

Ela foi me encontrar com olhos cínicos e cansados.

-Bem, suponho que a senhora também queira um novo companheiro de carteira para o seu filho - disse. - Será que poderia esperar alguns minutos? Há outra mãe chegando agora.

Virei-me e vi uma mulher da minha idade. Meu coração disparou quando percebi que poderia ser a mãe de Roger. Possuía uma discreta dignidade e muita atitude, mas nenhuma das duas qualidades podia encobrir a ansiedade que ouvi em suas perguntas:

- Como Roger está se saindo? Espero que esteja acompanhando as outras crianças. Se não estiver, me avise.

Ela hesitou enquanto forçava-se a perguntar:

- Ele está criando qualquer tipo de problema? Quero dizer, por que ele tem que trocar tanto de carteira?

Percebi a terrível tensão que estava sentindo, pois ela sabia a resposta. Mas fiquei orgulhosa da resposta gentil daquela professora primária:

- Não, Roger não está causando problemas. Tento mudar todas as crianças de lugar durante as primeiras semanas até que encontrem o parceiro certo.

Eu me apresentei e disse que meu filho deveria ser o novo companheiro de Roger e que eu esperava que gostassem um do outro. Mesmo então eu sabia que era apenas um desejo superficial, não um desejo profundo. Mas isso a ajudou, eu pude ver. Duas vezes Roger convidou Bill para ir até a sua casa, mas eu encontrei desculpas. Então veio o arrependimento que sentirei para sempre.

No dia do meu aniversário, Bill voltou da escola com um pedaço encardido de papel dobrado em um quadradinho minúsculo. Desdobrando-o, encontrei três flores e "Feliz Aniversário" desenhados com lápis-cera no papel - e um centavo.

- Foi o Roger que mandou - disse Bill. - É o dinheiro do leite. Quando disse que hoje era seu aniversário, ele me fez trazer isso pra você. Disse que você é amiga dele, porque foi a única mãe que não o obrigou a mudar de companheiro de carteira.


(Mavis Burton Ferguson)



Nenhum comentário:

Postar um comentário